Em breve, outras surpresas da Zuêra. close ×
+

O Ator no set e sua relação com o técnico de som

Um dos maiores problemas no Set de filmagem, que geralmente obriga o Diretor a repetir um outro take, é por conta de problemas do Ator e o Som captado de suas falas.

Fazendo o Beabá do procedimento de um Ator na hora de filmar:

1) Assim que o Ator estiver vestido e maquiado, o Assistente de direção o chamará ao Set de filmagem para ensaiar e logo em seguida filmar.

2) O Ator somente deverá ser acionado para o Set se a luz estiver pronta, caso contrário ele irá ficar aguardando impacientemente. Nesse caso, deixe-o no Camarim, a não ser que o Diretor queira conversar com ele antes mesmo do Set estar pronto para ensaiar tecnicamente com luz e câmera.

3) Ao chegar ao Set, e antes de ensaiar, o Ator deverá ser “microfonado”. Isso envolve colocar um transmissor (uma caixinha colocada geralmente escondida no figurino do Ator) e o fio da lapela, também camuflado na roupa, ou às vezes até mesmo no cabelo da atriz.

4) Para “microfonar”, muitas vezes é preciso acionar o camareiro para ajudar, pois nas atrizes pode ser constrangedor que o técnico de som ou o microfonista coloquem o fio lapela dentro do figurino do ator.

5) Durante o ensaio, o técnico de som irá avaliar a qualidade do som, ou o volume que o Ator irá falar em cena. Dependendo da locação, se ela for barulhenta, o técnico de som às vezes pede pro Ator aumentar o volume de voz.

6) Importante que em cenas ambientadas em boite, bares lotados ou ambientes com muita gente, o Ator projete a voz, pois em situação real esses lugares estarão barulhentos. Isso ajudará na edição de som dessa cena e a deixará mais viva

7) Quando o ambiente for muito barulhento, o técnico de som pode pedir que se faça apenas os diálogos dos atores em separado, sendo gravados em ambiente silencioso, para que na edição de som se faça um encaixe, dublando.

8) Importante que, ao terminar a cena e o Ator tiver que trocar de figurino ou ser dispensado, que APENAS o técnico de som ou seu microfonista poderão retirar o lapela e o transmissor. Muitas vezes, o Ator tira por conta própria por ansiedade, estragando o equipamento.

9) Quando se filma em plano e contra-plano, muitas vezes o técnico de som pedirá ao ator que estiver fora de quadro para não encavalar ou não dar sua fala, para que o áudio do ator em quadro esteja limpo e sem interferências.

10) Encavalamento – esse, disparado, é o item mais importante de todos. Você sabe o que significa?
Quando se tem dois atores falando, é comum que, na vida real, as pessoas falem atropelando um a fala do outro. Mas no Cinema isso é diferente. Se for um único plano-sequência e não tiver corte na cena, tudo bem os atores encavalarem. Mas se a cena tiver vários planos, o técnico de som pedirá para que os atores não encavalem, pois assim facilitará a edição de som e evitará que a cena esteja “presa” ao plano filmado. Ele sempre ira querer que cada ator tenha uma fala limpa, sem “encavalamento” de outro ator.

11) Fale sempre limpo, sem gaguejar, com pausa, claramente, evitar sussurros inaudíveis e palavras incompreensíveis. A boa fluência do Ator evitará que a cena tenha que ser repetida por que ninguém entendeu o que ele falou.

ARRAZA!!!!

Hsu Chien
Cineasta

Share : facebooktwitter



1 Comentários

Comente


  • Henri Passos on

    Muito boooooooommmm


Comente